Ômega 3: alimentação e suplementação para uma saúde de ferro

O Ômega 3 é um tipo de ácido graxo – que é uma espécie de gordura presente em animais como o peixe, por exemplo e em outros alimentos – essencial para a nossa saúde e para a nossa vida.

Com a vida apressada que levamos, nem sempre temos tempo de comer direito e isso pode fazer com que nosso corpo fique carente de substâncias muito importantes para o seu funcionamento ideal.

Relacionado a isso, uma pesquisa criada na Escola de Medicina da Universidade de Saint Louis resultou em algo sensacional: o Ômega 3 – que é muito rico em peixes e frutos do mar e que nem sempre conseguimos comer regularmente – é essencial para a nossa saúde.

O Ômega 3, segundo essa pesquisa, quando é usado de forma regular impacta positivamente no tratamento do Alzheimer e ainda tem a capacidade de prevenir o surgimento da doença, que, segundo dados estatísticos, devem dobrar no Brasil até 2030.

Hoje, novos casos são diagnosticados a um ritmo de 55 mil por ano, entre pessoas com mais de 65 anos, de forma geral. Até 2030, com o crescimento da população de idosos e que é resultado da melhora da qualidade de vida, esses números devem aumentar.

E aí, de verdade: é melhor prevenir do que remediar, até porque a doença se manifesta antes de forma sutil: esquecemos, aos poucos, datas importantes, nomes, rostos, episódios marcantes da nossa vida e no fim, esquecemos também como comemos, como falamos, como respiramos.

Como tenho a certeza de que essa doença é uma preocupação que ronda nossas casas e nossas famílias e como sei que, paralelamente a isso, são muitas as pessoas que lidam com dores constantes e que são resultados de processos inflamatórios, tenho outra novidade para te contar.

O Ômega 3 também tem a capacidade de reduzir processos inflamatórios em nosso corpo, como aquelas dores que aparecem nas nossas pernas no fim de semana, quando o que mais queremos é aproveitar o tempo com nossos familiares ou aquela dor na coluna que tem a capacidade de estragar nosso dia de trabalho.

Existem também vários tipos de Ômega 3 e eles podem ser encontrados de diferentes formas, tanto na natureza quanto em forma de suplementos, para quando a dieta não provê a quantidade necessária para manter o corpo saudável ou para quando é preciso reforçar a ingestão dessa substância.


Quais são as melhores fontes de Ômega 3 entre os alimentos?

Ômega 3

O Ômega 3 é encontrado em quantidade abundante e suficiente para a promoção da nossa saúde nos seguintes alimentos:

  • Cavalinha
  • Salmão selvagem
  • Óleo de fígado de bacalhau
  • Nozes
  • Sementes de Chia
  • Arenque
  • Linhaça
  • Atum
  • Sardinhas
  • Sementes de cânhamo
  • Anchovas
  • Gemas de ovo

Para suprir nossa necessidade de consumo do Ômega 3, é importante que não consumamos, no entanto, somente um tipo desses alimentos, esperando que eles, por si só, cumpram o papel que todos, juntos, devem cumprir na suplementação.


As melhores formas de fazer a suplementação de Ômega 3

Ômega 3

Quando não ingerimos em quantidades suficientes, o Ômega 3 precisa de suplementação para que nosso corpo consiga trabalhar da forma ideal.

Se não acontece isso de forma ideal, os sintomas logo aparecem. Aí, as dores no corpo surgem, bem como os processos inflamatórios.

Em forma de cápsula gelatinosa, óleo ou mesmo para tomar em doses diárias, temos opções suplementos que dão conta rapidinho do recado de nos manter saudáveis.

1 – Óleo de peixe

O óleo de peixe é rico em tipos específicos de Ômega 3, o EPA e o DHA – que são as substâncias mais predominantes nas moléculas de Ômega 3. Esse é o tipo mais acessível, mais barato e mais disponível para o consumo humano.

2 – Óleo de Fígado de Bacalhau

Esse tipo de óleo é rico não só no EPA e no DHA como também é rico em vitamina A e vitamina D, que são essenciais para a nossa boa saúde. A carência dessas vitaminas pode comprometer com seriedade nossa saúde, nos levando a condições como deficiência de cálcio, por exemplo.

3 – Óleo de Krill

Outro fruto do mar que nos fornece quantidades sensacionais de Ômega 3 é o Krill.

Ele é nativo do Atlântico e parece com um camarão e seu óleo tem em sua composição, além do Ômega 3, a astaxantina, que pode ser incrível combatendo os efeitos do envelhecimento precoce causados pela ação dos radicais livres.

4 – Óleo de Algas

Se você é alérgico a frutos do mar, o óleo de algas é uma baita de uma fonte de Ômega 3 e pode fazer a suplementação das suas carências desse nutriente essencial.

Em termos de quantidade, a presença de Ômega 3 nesse óleo é semelhante àquela que pode ser encontrada em uma boa porção de salmão cozido, por exemplo.

5 – Óleo de Linhaça

Especialmente criado para pessoas que aderiram à dietas vegetarianas ou veganas, esse óleo é essencial para que seja feita a suplementação do ácido graxo.

Ele é rico em um tipo de substância chamada ALA, que funciona como o EPA e o DHA.


O que levar em conta na hora de comprar seu suplemento de Ômega 3

Ômega 3

Note sempre o tipo de suplemento que você está comprando

E não compre gato por lebre: os ácidos graxos ativos e presentes no suplemento são o DHA e o EPA. Quando a composição apresenta a mistura dos dois, ela está pronta para oferecer ainda mais benefícios para o seu corpo e para a sua saúde.

Fique de olho na dosagem

Sempre fique de olho na dosagem do Ômega 3, ainda que isso seja um grande desafio para sua rotina.

Atentar para a quantidade de EPA e DHA presente no suplemento escolhido, é importante notar se ali há pelo menos de 250 a 500 miligramas dessas duas substâncias.

Quanto mais fresco, melhor

É ideal sempre consumir óleos frescos e atentar sempre para a data de validade do suplemento que você deseja consumir. É que quanto mais envelhecido, mais perto de rançoso ele pode ficar, inviabilizando seu consumo.

Óleo precisa ser puro

Não subestime as certificações que seu óleo precisa ter, bem como se ela obedece ou não padrões internacionais.

Requerê-lo é essencial para que você saiba exatamente do que se trata o seu Ômega 3, principalmente se ele realmente livre de toxinas, metais pesados, oxidação ou se se trata de um produto de alta qualidade.


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